Aumento Exponencial de Cibercrimes em Portugal

Segundo a PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA, durante o período de isolamento provocado pelo Covid-19, Portugal assistiu a um aumento exponencial de cibercrimes.

 

cibercrimes portugal

Com base nos dados disponíveis este tipo de crimes aumentou 230% em Março e 165% contabilizado apenas em 15 dias do mês de Abril.

As queixas por cibercrime são cada vez mais regulares e aumentaram entre 2016 e 2019, no entanto as denúncias recebidas em 2020 até ao dia 16 de Abril, superaram já as de todo o ano de 2018 e aproximam-se do número total de 2019.

As fraudes mais recorrentes e que mais queixas apresentam são na maioria delas, referentes a fraudes na utilização da aplicação de pagamento MBWay, difusão de mensagens de email e SMS contendo malware, campanhas de phishing e extorsão por email.

Na estatística por cibercrimes, além dos crimes informáticos clássicos estão também na lista burlas em plataformas de vendas online, divulgação ilícita de fotografias, crimes contra a honra, difusão de pornografia infantil ou crimes contra o direito de autor.

Nos dois primeiros meses do ano foram recebidas 40 queixas, no mês de Março 46 e só do dia 1 de Abril até ao dia 16 foram recebidas 76 denúncias, o que demonstra um aumento acentuado ao longo dos meses.
Destas 162 queixas, 29 foram encaminhadas para abertura de inquérito.

Por forma a evitar estas situações é crucial que todos os sistemas operativos e equipamentos estejam atualizados com as últimas versões de segurança no seu firmware.

Neste seguimento e porque nos preocupamos com a informação dos nossos clientes e caso seja do vosso interesse, pedimos que entrem em contacto connosco para agendarmos a intervenção e procedermos à manutenção / atualização de:

  • Firewall;
  • Router (no caso de não pertencer à operadora);
  • NAS;
  • Servidor;
  • Software de Antivírus Small office ou Sophos.

A par desta intervenção será elaborada uma análise e um relatório que enviaremos posteriormente por email.

 

Envie-nos um email e agende já as suas atualizações.