Certificado Avançado de Faturação Eletrónica

Assine as suas faturas sem precisar de imprimir ou enviar documentos

certificado avançado de faturação eletrónica

Antes de falarmos do Certificado Avançado de Faturação Eletrónica é essencial explicarmos em que consiste a assinatura digital e em que é que ela se relaciona com o certificado:

A assinatura digital é utilizada como identificação da autoria de documentos eletrónicos como, por exemplo, uma fatura eletrónica.
É realizada eletronicamente, não ficando visível, e poderá ser enviada por email para o cliente.
Quando o documento com assinatura digital é aberto num programa de visualização para o efeito, surge a informação que está assinado digitalmente.

 

Vantagens da Assinatura Digital

Existem diversas vantagens da assinatura digital, nomeadamente na altura em que nos encontramos a diminuição do contacto físico  pode ser uma das principais, no entanto, para além dessa vantagem existem inúmeras outras quando comparadas com a assinatura manuscrita:

  • Rapidez (os documentos podem ser assinados em qualquer lugar, não necessitando do documento em papel e aumenta a rapidez de entrega através de email);
  • Mobilidade (é possível aceder ao documento em qualquer local que tenha ligação à internet);
  • Segurança (a assinatura está encriptada, mantendo assim a sua segurança;
  • Armazenamento (os documentos podem ser guardados em qualquer dispositivo e acedido sempre que necessário);
  • Ecologia e Poupança (não é necessário imprimir nenhum documento para ser assinado).

 

Posto isto, o que é então o Certificado Avançado de Faturação Eletrónica:

É um tipo de certificado que todas as empresas com sistemas de faturação eletrónica devem possuir para assinatura na emissão de faturas eletrónicas.
Garantem o reconhecimento automático e legal da assinatura eletrónica em Portugal e na Comunidade Europeia.
Estes certificados são apropriados para assinaturas digitais e autenticação, onde a prova de identidade e o reconhecimento legal sejam essenciais.

Estes certificados oferecem um elevado nível de confiança, sendo utilizados para assinaturas digitais de documentos e correio eletrónico, encriptação e controle de acessos, assegurando inequivocamente a identidade da pessoa ou entidade detentora, garantindo assim a segurança e confidencialidade total destas mensagens eletrónicas.

O Certificado Avançado de Faturação Eletrónica é armazenado em equipamento criptográfico e normalmente utiliza o seguinte equipamento:

  • Cartão criptográfico;
  • Leitor de cartões;
  • Token criptográfico;
  • Selos temporais.