FTP na Inauguração do Novo Parque da Ciência e Inovação (PCI) em Aveiro.

No passado dia 06 de Março, a FTP esteve presente na inauguração do novo Parque da Ciência e Inovação (PCI) – Creative Science Park – em Aveiro, onde brevemente terá novas instalações!

 

 

Estruturado em torno de cinco grandes áreas – Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica (TICE), Materiais, Mar, Agroindustrial e Energia – o novo parque tem como objectivo criar condições para que a inovação aconteça e para que haja mais empresas criadoras de novas marcas e novos produtos, mais qualificados e mais internacionais.

Desenvolve-se em 35 hectares, entre os municípios de Ílhavo e Aveiro e representou um investimento de cerca de 20 milhões de euros, financiado pelos fundos europeus.

No seu edifício central, o PCI vai ter a incubadora de empresas da Universidade de Aveiro, com 150 pessoas, 15 empresas transversais ao parque, a Design Factory e mais 10 atividades de coworking, bem como 20 empresas de serviços partilhados, com 40 pessoas.

Os laboratórios de uso partilhado serão ocupados por empresas cuja componente de investigação se enquadre nas temáticas deste novo PCI.

 


 

A primeira fase, inaugurada dia 06, compreende o edifício central e dois laboratórios de uso partilhado: o laboratório de TICE, já totalmente ocupado por 17 empresas onde vão trabalhar mais 150 pessoas e o laboratório, dedicado aos materiais e ao setor agro-industrial que começará com quatro empresas e 30 pessoas.

 


 

Os laboratórios dedicados aos sectores da Energia e do Mar ficarão contíguo ao campus da Universidade de Aveiro (UA), sendo a sua inauguração realizada numa outra fase para a qual ainda não há uma data definida.

O caráter inovador do PCI confere-lhe uma existência única a nível nacional, numa aposta de Equipa entre a Universidade, o Poder Local e as Empresas.