Transformação digital no mercado das TIC em 2020

A principal transformação digital no mercado das TIC em 2020 passa pela “solução” em detrimento, e simultaneamente em prol, do “produto”.

Nesta década e pela primeira vez, os negócios gerados por empresas transformadas digitalmente irá superar o das empresas com modelos de negócio tradicionais, o que provavelmente irá constitui a maior alteração no modo como vivemos, trabalhamos e produzimos.

transformação digital

Em 2020 o mercado é composto por:

  • Empresas que já estão a executar o seu roadmap de transformação e procuram retirar valor da sua maturidade digital;
  • Empresas que ainda estão em fase de definição estratégica e/ou a desenvolver o seu roadmap.

A IDC prevê que, em 2020, 40% das organizações nacionais já estarão a executar o seu roadmap de transformação e terão o digital embutido nas suas estratégias de negócio, transformando os mercados e redesenhando o futuro por via de novos modelos de negócio e do lançamento de produtos e serviços suportados digitalmente.

As quatro áreas onde veremos uma grande dinâmica em 2020 em Portugal são:

Cloud

Em 2020 iremos assistir a uma transformação digital no mercado das TIC e vamos atingir quase 100% de utilização da Cloud por parte das organizações portuguesas. O grande desafio será conseguir pôr em prática uma estratégia multicloud e gerir de forma eficaz, eficiente e segura um ambiente tecnológico cada vez mais complexo.

O mercado em Portugal está a crescer acima dos 15% e vai ultrapassar os 200 milhões de euros em 2020.

Iot

Em 2020, com a redução dos custos dos sensores e entrada do 5G, veremos um crescimento de “coisas” conetadas, o que será um dos principais impulsionadores nas soluções de Big Data, Analytics & AI.

O mercado (incluindo sensores e serviços de comunicação) está a crescer acima dos 10% e vai ficar perto dos dois mil milhões de euros.

Big Data

Em 2020, o maior desafio dos departamentos de tecnologia de informação será ao nível da gestão dos dados. Data Governance, Security&Privacy e Data Monetization serão os principais desafios em 2020.

O mercado em Portugal esta a crescer quase 10% e vai ultrapassar os 250 milhões de euros em 2020.

Security

Em 2020 a segurança será um dos principais desafios das organizações nacionais, ao nível de negócio e TI.

O mercado em Portugal está a crescer acima dos 5% e vai ultrapassar os 150 milhões de euros em 2020.